quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Falta de Vacina Anti-Rábica Humana em bacabal

A raiva é uma zoonose, doença transmitida de animais para o homem causada por um vírus. É uma das doenças mais graves de que se tem conhecimento. Sua mortalidade é de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada.

O vírus da raiva é transmitido por mordidas e arranhaduras de animais contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos. Animais não mamíferos como lagartos, peixes e pássaros NÃO transmitem raiva.

Quem for mordido por algum animal que transmita a raiva deve tomar a vacina anti-rábica humana nos postos de saúde gratuitamente. Mas em Bacabal essa vacina não esta disponível para população.

A Senhora Maria do Espirito Santo Rios foi mordia  por um Gato. ela foi aos postos de saúde para tomar a vacina, mas foi informada que a vacina estava em falta no município.

Essa senhora é moradora da rua Osvaldo Cruz 884 centro da cidade de Bacabal, ela esteve a procura da vacina anti-rábica humana ontem 13 de novembro, em vários locais da cidade e não encontrou,a paciente recebeu uma mordida do seu gato ao segura-lo para ser vacinado. Encaminharam a senhora ao Socorrão para atendimento de emergência mais não havia a vacina, em seguida encaminharam para ao centro de saúde do Juçaral que tambem não tinha vacina, dai mandaram que ela fosse ate ao posto da Cohab 1 e mais uma vez a senhora passou decepção. Por ser vizinha do inspetor da Funasa do Municipio de São Luis Gonzaga ela o informou sobre o que estava acontecendo e que precisava urgente tomar está vacina, uma vez que seu gato não havia sido vacinado, e para a felicidade dessa senhora hoje de manhã o inspetor levou a vacina do municipio de São Luis Gonzaga para a mesma.O que chama atenção nesse caso é que a equipe de saúde do município não procurou meios de resolver o problema daquela senhora, e sim a propria paciente procurou resolver a sua situação em outro municipio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário