quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Identificado o corpo encontrado na Boate Broadway, em Imperatriz

Por Michelle Almeida

O corpo encontrado no interior da antiga boate Broadway, em Imperatriz, na manhã de terça-feira, foi identificado, como sendo Carlos Henrique Andrade Carvalho.

O cadáver foi descoberto pela Polícia na última terça (19), após denúncias de populares que sentiram forte odor nas imediações da danceteria. O homem foi reconhecido por familiares que se dirigiram até o Instituto Médico Legal (IML) após a repercussão do fato na cidade. Segundo a Polícia de Imperatriz, Carlos Henrique Andrade Carvalho, era eletricista, porém não se sabe ainda o que o mesmo fazia no prédio da boate.

A suspeita maior é que Carlos Henrique teria morrido eletrocutado, já que o corpo foi encontrado sobre fios de alta tensão e, ainda, havia um alicate próximo ao homem. A polícia continua investigando o caso. Carlos Henrique foi enterrado no final da tarde.

Prefeito de Pirapemas Eliseu Moura Tem Mandato Cassado


Por Mario Carvalho
O prefeito de Pirapemas, Eliseu Moura (PP/ foto), foi cassado nesta quarta-feira pela Câmara de Vereadores do Município. O prefeito é acusado de crimes contra o patrimônio público e de ter apresentado certidões falsas de construções que nunca foram realizadas. Pirapemas fica distante cerca de 200Km de São Luís.

A cassação de Eliseu Moura é resultado de uma Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) que investigou as “infrações político-administrativas” do prefeito, como apuraram os vereadores da cidade. O prefeito de Pirapemas foi cassado por seis votos a dois.

Em um prazo de cinco dias, o vice-prefeito do município, Hieron Barroso Maia, deve assumir no lugar de Eliseu Moura.

O prefeito cassado não foi encontrado em Pirapemas, mas assessores particulares informaram que ele vai ingressar na Justiça com um mandado de segurança para se manter no cargo

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Aderson Lago diz que é Vitima de Armação do grupo Sarney

SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO - O ex-deputado estadual Aderson Lago (PSDB) divulgou, na tarde desta quinta-feira (14), nota a imprensa prestando esclarecimentos sobre matéria veiculada na edição de hoje do jornal O Estado do Maranhão dando conta do envolvimento do seu nome num suposto esquema de desvio de recursos públicos em 2005 na Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O ex-secretário da Casa Civil do governo Jackson (PDT) afirmou em nota que está sendo vítima de uma armação orquestrada contra ele chefiada pelo senador José Sarney (PMDB-AP), pela governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e pelo secretário de Estado de Segurança, Raimundo Cutrim.
“O senador José Sarney quer me ver preso. Atualmente, o governo de Roseana está empenhado nesta tarefa. Para atingir este objetivo, vários inquéritos foram instaurados contra mim pelo atual Secretário de Segurança do Estado, senhor Raimundo Cutrim. Sarney, que se sente dono do Maranhão, não tolera que lhe façam oposição. Mas eu fiz”, revelou.
Aderson disse ainda que está sendo vítima de uma violência política em razão da ação que desenvolveu ao longo de 16 anos como deputado estadual e na participação que teve na eleição de 2006, que elegeu Jackson e derrotou Roseana para o governo. “Estou certo da minha inocência e vou defender-me nos fóruns apropriados. Aviso a todos que, ao contrário do senhor Fernando Sarney, não irei pedir um habeas corpos preventivo”, frisou.
Confira abaixo a íntegra da nota enviada ao blog pelo ex-deputado Aderson Lago.

Fonte: Blog John Cutrim

Assaltante rouba bicicleta e ainda pede a nota fiscal

SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO - Parece piada, mas não é. O caso aconteceu por volta das cinco e meia da manhã do último dia 06 na Vila Boa Esperança em Rosário quando a balconista Elisangela Freitas ia de bicicleta para o seu local de trabalho.

Ao blog a vítima contou que foi abordada por um homem que estava em outra bicicleta. “Ele me forçou a parar e tomou minha bolsa, abriu e tirou o meu celular, um perfume e perguntou se eu iria entregar a bicicleta por bem ou mal. Entreguei a bicicleta sem nenhuma resistência e ele me perguntou: ‘você tem a nota fiscal aí?’ Depois que eu disse que não, ele foi embora e eu liguei para a polícia”, relatou a vítima do roubo.

Fonte: blog Rosário Noticias

domingo, 10 de janeiro de 2010

Governo de Roseana é acusado de fazer perseguição contra delegados de polícia

Denúncia foi feita pela Adepol, em nota à imprensa:

Em nota oficial divulgada à imprensa, a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol-MA) manifesta “imensa insatisfação e desconforto da categoria pela realização das remoções de vários delegados de Polícia Civil sem a observância dos preceitos legais pertinentes, caracterizando-se abuso de poder”.

Com a nota, assinada pelo presidente da Adepol-MA, Marcos José de Moraes Affonso Júnior, a entidade solidariza-se com os delegados Antônio Carlos Martins Júnior, André Luís Gossain, Manoel Ferreira de Almeida Neto, Rizza Cristiane Caldas Oliveira, Saulo de Tarso Pereira Ewerton e Francelino de Jesus Lima.

Ocorre que, na última terça-feira (dia 5), foram publicadas no Diário Oficial portarias de remoção dos delegados Antônio Carlos Martins Júnior – Santa Quitéria; André Luís Gossain – Lago da Pedra; Manoel Ferreira de Almeida Neto – São Raimundo das Mangabeiras; Rizza Cristiane Caldas Oliveira – Barra do Corda; Saulo de Tarso Pereira Ewerton – Cândido Mendes; e Francelino de Jesus – Pastos Bons.

De acordo com a nota, estes delegados possuem um ponto em comum, pois ocuparam cargos na administração da Secretaria de Segurança Pública durante a gestão dos governos anteriores (José Reinaldo Tavares e Jackson Lago), exercendo, respectivamente, os seguintes cargos: chefe do Centro de Inteligência e secretário adjunto de Inteligência; diretor da Deic; delegado geral e secretário de Segurança em exercício; diretora do Ciops e delegada-geral adjunta; supervisor de Investigação de Crimes Funcionais; e delegado regional de Timon.

Ainda conforme a Adepol, o ato concretizado nas portarias “não atinge somente os delegados de polícia diretamente interessados, e sim toda a categoria. Afinal, vivemos em uma democracia onde todos têm o direito de expressar seus pensamentos e ter sua posição em relação àqueles que estão no poder”.

“Dessa forma”, acrescenta a nota da Adepol-MA, “a remoção não pode ser utilizada como meio de punição, pois este ato causa uma grande insegurança a todos, inaceitável em nossa sociedade”.

Para os dirigentes da Adepol-MA, o ato retrata prática que revolve os tempos da ditadura. Acrescente-se o fato de que o ato que determinou a remoção dos delegados não conta com qualquer tipo de fundamentação.

Por essa razão, a Adepol publicou nota de repúdio no Jornal Pequeno na edição da última quarta-feira (06/01/2010). Os dirigentes da Adepol acreditam que simplesmente o governo ignora o que prevê o art. 8.º, VIII da Lei Estadual n.º 8.508/2006, que confere tal competência para o Delegado-Geral da Polícia Civil.
Fonte: Jornal pequeno

Recadastramento eleitoral recomeça nesta segunda

SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO - Vai recomeçar, na segunda-feira (11), o recadastramento eleitoral em Paço do Lumiar e Raposa. Este ano, esses dois municípios vão ser os primeiros do Maranhão a adotar o sistema biométrico, que utiliza a foto e impressão digital na identificação do eleitor e deve ajudar a combater fraudes nas eleições de outubro.


Para se recadastrar, o eleitor deverá levar documento de identidade original com foto; original e cópia de comprovante de residência, além de certificado de alistamento militar, para os homens.


Em Paço do Lumiar, o recadastramento será realizado no Clube da Assembléia, na Avenida Um do Maiobão. Na raposa, o local é o Espaço Bio do TRE, no Centro do Mar, Porto do Braga.
Fonte: imirante

Brasileiros podem solicitar ou transferir título de eleitor até 5 de maio

SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO - Os cidadãos que ainda não requereram o seu título de eleitor ou que desejam transferir o domicílio têm até o dia 05 de maio para fazê-lo. O prazo também é válido para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais. No próximo 3 de outubro, acontecerão eleições gerais para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. O cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabiliza, atualmente, 131.883.788 eleitores.

Pré-atendimento virtual

Para adiantar o processo e evitar possíveis filas nos cartórios, o cidadão pode solicitar o título e atualizar seus dados cadastrais no site do TSE, por meio do Título NET. É preciso, inicialmente, preencher o formulário virtual, com todas as informações solicitadas.

Entretanto, para finalizar o procedimento é necessário que o requerente compareça a um cartório eleitoral, no prazo de cinco dias corridos, tendo em mãos os originais e as cópias dos documentos solicitados, além do número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online. Quem não se apresentar pessoalmente no cartório, dentro do prazo determinado, terá o processo cancelado.

Os documentos exigidos são: identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso) e, para os cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar.

Voto no exterior

Eleitores com domicílio no exterior são obrigados a votar ou justificar o voto nas eleições para presidente da República. Para votar fora do país, os cidadãos devem se cadastrar em uma embaixada ou consulado brasileiro ou em qualquer cartório eleitoral no Brasil.

O não cumprimento da obrigação impede a obtenção de passaporte ou identidade. O cidadão também fica inabilitado de requerer qualquer documento perante repartições diplomáticas no exterior, entre outras restrições.

O prazo para o alistamento ou transferência de domicílio eleitoral para o exterior também se encerra no dia 5 de maio. É necessário apresentar um documento oficial brasileiro de identificação - original ou cópia autenticada -, no qual conste o nome completo, data de nascimento, filiação, nacionalidade e naturalidade, comprovante de residência e quitação militar. No caso de transferência, o eleitor deve comprovar residência mínima de três meses no novo domicílio.

Os brasileiros no exterior, aptos a votar, somam 144.411 eleitores, o que corresponde a 0,109% do eleitorado.
Fonte: Ascom TSE

Municípios devem enviar prestação de contas da educação

SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO - A prestação de contas dos gastos com a educação, feito pelos Municípios em 2009, deve ser enviada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até o dia 30 de abril. Os secretários municipais de educação podem encaminhar os dados pela Internet. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a importância deste prazo.

As informações a respeito do destino dos recursos enviados aos Municípios são registradas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). O sistema recebe os dados e tornam públicos os gastos em educação efetuados por cada ente: União, Estados e Municípios.

Os Municípios devem aplicar no mínimo 25% do orçamento em educação, conforme a Constituição de 1988. Caso o prazo estipulado pelo FNDE seja descumprido, a penalidade é o bloqueio dos repasses e transferências enviadas pela União.
Fonte: Portal AZ

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Filho de Ex-Prefeito é preso em Araioses...


São Luis Gonzaga do Maranhão - O funcionário da Câmara dos Deputados Paulo Henrique Albuquerque do Nascimento, filho do ex-prefeito de Araioses Zé Tude esteve hoje no programa jornalístico Comando Geral apresentado por Daby Santos, na Rádio Santa Rosa FM, para denunciar a violência policial da qual foi vítima sábado, dia 2, na Praça do VIVA em Araioses.

Ele esteve acompanhado do vereador Dadá Coutinho. Segundo Paulo Henrique depois de ter passado o sábado na fazenda da família na Ilha do Guirindó – distante cerca de uma hora de lancha – foi fazer no início da noite uma visita ao seu amigo, vereador Gentil Lima. Na volta, ao passar em frente a prefeitura um dos guardas o chamou de rapineiro.

Em resposta Paulo disse que ele o respeitasse e seguiu para sua casa acompanhado de um irmão do vereador Gentil Lima, que mora em São Luis e como ele está em Araioses passando as festas de fim de ano, como fazem sempre fazem. Logo em seguida foram a um dos bares da Praça do VIVA e quando aceitava um copo de cerveja de um amigo ele foi agredido por trás e jogado ao chão por cerca de oito guardas municipais e dois policiais militares. No comando da agressão estava o CB José Ribamar Dias que comanda a Guarda da prefeita de Araioses.

Segundo ele disse os guardas nem os policias respeitaram sua esposa nem seu filho de 13 anos que estava com ele. Foi agredida também a senhora Dulce que era quem dirigia o veículo, pois como Paulo estava bebendo ele pediu essa amiga para levá-lo ao local. De lá ele foi levado até a delegacia com o CB Dias lhe apontado a arma no ouvido durante todo o percurso.

Durante o tempo que Paulo Henrique esteve preso o vereador Dadá Coutinho que chegou ao local logo que tomou conhecimento do ocorrido ainda tentou negociar a liberdade do amigo, porém o policial não cedeu dizendo que ele prendia, mas não soltava.

O vereador então ligou para o vice-governador João Alberto, que entrou em contato com o secretario de segurança que ordenou que Paulo Henrique fosse solto. O policial teria dito que prendeu o filho do ex-prefeito porque esse teria ameaçado ele e os guardas e que Paulo estaria armado. Porém nenhuma arma foi encontrada e forma da ação está totalmente fora dos padrões de um procedimento correto de um policial.

O caso está sendo visto como uma perseguição política, haja vista que tanto o policial Dias, como a prefeita Luciana Trinta odeiam a família do ex-prefeito.

Dias estava sem farda, a guarda – municipal não é legal, já que não há nenhuma lei criando-a, seus participantes não fizeram concurso, muitos não tem nem o primeiro grau e agem como se fossem policias. É de conhecimento público que várias pessoas já foram espancadas por eles.

A prefeita os tem usado para reprimir qualquer manifestação contra ela e dizem que são violentos porque são orientados para serem assim.

Fonte: do Blog Ara Delta

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Residência de Sarney: Gastos Com 5 Toneladas de Carne

O Senado prevê neste ano a compra de 5 toneladas de carne, frango, frutos do mar e linguiça para o consumo da residência oficial da presidência da Casa, no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. Nessa cesta, entram 360 quilos de filé mignon, 540 de picanha e 240 de camarão. Os cinco mil quilos são suficientes para um churrasco com 12,5 mil pessoas. Detalhe: o presidente José Sarney (PMDB-AP) não mora na casa. Ele vive em sua residência particular, na mesma região.

No dia 17 de dezembro, o Senado fez uma licitação para selecionar as empresas que fornecerão alimentos e materiais de limpeza para a residência oficial em 2010. As compras valerão para esse ano eleitoral em que, no segundo semestre, o Congresso fica praticamente vazio. A Casa escolheu as empresas que ofereceram os melhores preços. A concorrência foi feita em cima da estimativa do consumo na casa para 2010, segundo e último ano de Sarney como presidente.

Como ele não mora nela, essa compra será feita, segundo o próprio edital, para “realização de reuniões, almoços e jantares para os participantes convidados pela Presidência”. São raras, entretanto, as recepções realizadas na residência oficial do Senado.

Na relação de alimentos estão, entre outras coisas, 360 quilos de pão francês - o que dá uma média de um quilo por dia, além de 120 quilos de “linguiça para churrasco”, 480 de frango, e 120 quilos de bisteca. Há ainda milhares de quilos de acém, alcatra, bacon, carne de sol, contra filé, costelinha suína, filé de pescada, galinha caipira, lombo, entre outros tipo de carne.

Também não deve faltar massa. O Senado prevê o consumo de 300 pacotes de macarrão, sendo 120 de espaguete, 60 de penne e 120 de talharim. O setor administrativo ainda lembrou-se da sobremesa: estima, ao menos, 72 latas de doce de goiabada, 180 potes de sorvete de “sabores diversos” e 240 latas de leite condensado. O café da manhã também está garantido: 60 latas de achocolatado em pó, a mesma quantidade de pacotes de capuccino e caixas de “aveia em flocos finos”, além dos frios: 72 quilos de queijo mussarela, 180 de presunto e 144 de queijo fresco. Quatro empresas venceram a concorrência para fornecer todo esse material de consumo. Só a parte de açougue ficou em R$ 76,6 mil.

A Secretaria de Comunicação do Senado informou que o quantitativo foi elaborado “com base em estimativa informada pela coordenação de serviços da Residência Oficial”. “O contrato é por demanda, o que significa que os gêneros alimentícios serão utilizados na medida em que surgir necessidade, o que não vincula o Senado a gastar a totalidade do contrato”, explicou a Secretaria. (Do Estado de S.Paulo)
Fonte: Blog John Cutrim

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PSDB e DEM acusam PT de propaganda eleitoral antecipada a favor de Dilma Rousseff


SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO - O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Democratas (DEM) entraram com duas representações, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que pedem a cassação do direito de transmissão do programa partidário do Partido dos Trabalhadores (PT) no primeiro semestre de 2010 e aplicação de multa por propaganda eleitoral antecipada.

Os dois partidos sustentam que o PT exibiu em bloco nacional, no dia 10 de dezembro de 2009, no horário destinado à propaganda partidária, programa em que teria havido a promoção da candidatura à presidência da República da atual ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Com a mesma finalidade, o PT também teria feito propaganda fora de época da ministra, em forma de inserções nacionais no rádio e na televisão, durante o mês de dezembro.

No primeiro caso, os dois partidos acusam o PT de ter utilizado parte do tempo do programa para promover a ministra. Além disso, o PT teria desvirtuado a finalidade do espaço gratuito para a divulgação, “de forma falseada e distorcida”, que o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi direcionado para a classe mais rica da população.

No caso, dizem os partidos, o PT divulgou sua posição em relação a temas político-comunitários de forma abusiva e ilegal. Acentuam que o Partido dos Trabalhadores, durante a veiculação da propaganda partidária, não se limitou à discussão de temas de interesse político-comunitários, “mas à ilegal comparação entre as atuações de governos sob a direção de agremiações adversárias”, o que configuraria propaganda eleitoral subliminar e fora do período autorizado em lei.

No caso das inserções nacionais, veiculadas durante o mês de dezembro, o PSDB e o DEM acusam o PT de fazer propaganda em favor da ministra Dilma Rousseff. Salientam os partidos que, apesar de não ter havido menção direta à disputa e eleitoral e à ministra, houve, de forma dissimulada, claras referências às eleições de 2010, quando a mensagem se refere ao desejo do PT de dar continuidade a seus avanços depois do atual período de governo.
De acordo com os partidos, é clara a percepção de que a mensagem “se resume a um pedido feito pelo presidente para que os eleitores brasileiros elejam sua escolhida para sucedê-lo, como garantia de perenização de seus propalados avanços”.

As duas representações estão com a relatoria do corregedor-geral eleitoral, ministro Felix Fischer (foto).
Fonte: Ascom / TSE

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Prefeituras recebem compensação por perdas do Fundo de Participação dos Municípios

SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO - Prefeituras de todo o país recebem no dia 20 de janeiro a última parcela do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM), criado pelo Governo Federal para compensar as perdas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O recurso adicional repõe a retração apurada entre setembro e dezembro de 2009.

De acordo com a Medida Provisória 462/09, convertida na Lei 12.058/09, se o repasse do FPM em 2009 fosse menor que o de 2008, a União pagaria auxílio financeiro no valor da queda. O objetivo da lei é ajudar os municípios a minimizar os efeitos da crise econômica internacional.

“A medida alcança todos os municípios brasileiros, sem distinção de porte, região ou perfil econômico. O benefício, contudo, só chega para aqueles que, de fato, tiveram perdas na arrecadação”, esclarece o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto.

O cálculo do auxílio financeiro é feito pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com base na comparação entre os repasses de 2008 e 2009, confrontando o acumulado até o mesmo mês. “A escolha de 2008 como ano de referência nivela a receita do FPM com o melhor desempenho da transferência do fundo desde sua criação, quando chegou a R$ 51,3 bilhões”, avalia Olavo Noleto.
Fonte: Jornal pequeno

STJ suspende decisão que reconduziu ao cargo o prefeito de Serrano (MA)


SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO - O presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Hamilton Carvalhido, suspendeu decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que reconduziu Leocádio Olímpio Rodrigues ao cargo de prefeito do Município de Serrrano (MA). Para o ministro, a recondução representa a possibilidade de lesão ao interesse público.

O ministro destaca em sua decisão que o retorno do prefeito afastado, inicialmente por decisão em antecipação de tutela e, agora, por sentença de mérito proferida em 29 de dezembro de 2009, poderá ocasionar grave lesão à ordem pública.

O município maranhense interpôs pedido de suspensão de segurança no STJ contra sentença de mérito do TJMA que autorizou o retorno do prefeito, até que se profira julgamento final na ação civil pública por improbidade administrativa, em trâmite na Comarca de Cururupu, também no Maranhão.



O prefeito é acusado em ação civil pública pelo cometimento de diversos atos de improbidade que implicaram o desvio de verbas públicas no valor de R$ 3,8 milhões.

O ministro Carvalhido determinou a comunicação imediata da suspensão da decisão ao TJMA à juíza de Direito da Comarca de Cururupu, ao presidente da Câmara Municipal de Serrano, ao comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar-Pinheiro, bem como ao gerente do Banco do Brasil S/A de Cururupu.


Fonte: STJ

Lei Eleitoral proíbe Administração Pública de distribuir benefícios em ano eleitoral

A Lei Eleitoral proíbe a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública em anos eleitorais. A previsão consta do artigo 73 da Lei 9.504/97. Assim, de acordo com calendário eleitoral de 2010, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julho de 2009, a proibição passou a vigorar desde 1º de janeiro último.

As únicas exceções, de acordo com a própria lei, ficam por conta dos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou ainda quando as distribuições fizerem parte de programas sociais autorizados e já em execução orçamentária no ano anterior, "casos em que o Ministério Público poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa", diz a lei.

Pesquisas

Ainda de acordo com o calendário eleitoral, também a partir de 1º de janeiro as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos ficam obrigadas a registrar no tribunal ao qual compete fazer o registro dos candidatos as informações previstas em lei e em instruções expedidas pelo TSE.

Nas eleições gerais deste ano serão eleitos o novo presidente da República e seu vice, governadores, senadores (renovação de 2/3), além de deputados federais, estaduais e distritais.


Fonte: Ascom / TSE

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

'É preciso mobilizar o povo em defesa do Maranhão'


Pré-candidato ao Governo do Maranhão nas eleições de 2010, o deputado federal Flávio Dino inicia o ano reafirmando a disposição de disputar o cargo por uma coligação que una o PCdoB, seu partido, aos aliados históricos PSB e PT. “Estou muito motivado, com toda disposição para ajudar a mobilizar o nosso bravo povo em defesa do Maranhão”, disse.
O parlamentar comunista enfatiza que a sua candidatura ao Governo não é um projeto pessoal, mas uma exigência do momento político que vive o Maranhão. “Estou muito bem como deputado federal e seria até natural buscar a reeleição, mas no Maranhão estamos diante de grandes desafios que exigem atitudes ousadas e corajosas. Não sou pré-candidato de mim mesmo nem apenas do meu partido; estou à disposição, isto sim, de um projeto de todas as forças que queiram de fato mudar pra valer o nosso estado”, destaca.

Flávio Dino recorre às análises de pesquisas realizadas ao longo do segundo semestre de 2009 para afirmar que “é possível a vitória eleitoral de um movimento político renovador, amplo, plural e estruturado em torno de um programa capaz de realizar as mudanças concretas que o estado necessita”. Estas pesquisas, ele diz, mostram que cerca de 60% do eleitorado manifesta o desejo de renovação na política maranhense.

Depois de ter recebido sinalização da direção nacional de seu partido para disputar o Governo do Maranhão, Flávio Dino diz que a hora é de conversar intensamente com outras forças políticas, “a começar do PT e PSB, aliados históricos em âmbito nacional e local”. Ele também pretende, antecipa, abrir discussões com os movimentos sociais do Maranhão, “sem os quais não é possível fazer um governo transformador”.

Sobre a possibilidade de uma aliança envolvendo outros partidos como PDT e PSDB em torno de uma única candidatura das oposições, Flávio Dino não descarta, muito embora ache que seja uma construção difícil. “Mas considero necessário debatermos todas as possibilidades, tendo sempre como eixo a construção de uma proposta em defesa do Maranhão, o que significa essencialmente ter um programa capaz de alterar nossos péssimos indicadores sociais”, analisa.


Fonte: Jornal Pequeno